Edifier C2XD, substituto de altura do velho e elogiado Edifier C2

Compartilhe:

O Edifier C2XD é um sistema de áudio 2.1 novo para PCs que veio para substituir a posição do C2 original, traz algumas similaridades ao amplamente elogiado C2, mas também traz novidades dignas para substituir o mesmo, adquiri ele esse mês e vou mostrar um pouco ele aqui.


O C2XD tem um design completamente novo e mais moderno que dispensa comentários em frente ao C2, as duas caixas de som e o subwoofer continuam sendo feitas em madeira MDF, o que faz o conjunto pesar 7,8 kg, esse peso dá uma firmeza grande ao subwoofer e principalmente as duas caixinhas, há uma sensação de robustez ao segurar firme elas e tentar levantar.

Só o amplificador que não ficou combinando muito com o resto do conjunto, isso por causa do plástico liso nas laterais dele que se sente diferente das laterais em madeira MDF dos satélites e do subwoofer, o design nessa parte poderia ter sido melhor trabalhado, mas isso é um detalhe mínimo perceptível apenas quando visto lateralmente e próximos um do outro, a única coisa que não sofreu alteração no design aqui, foi o controle remoto sem fio que com exceção de um botão a mais, continua igual.


Uma das maiores novidades pode ser vista na foto acima, o C2XD contém uma entrada de áudio óptica. Por isso o controle remoto ganhou mais um botão, sendo esse, da seleção de áudio para a entrada óptica, também dá para ver que ele é bivolt, assim, não há necessidade de se preocupar com a voltagem como acontecia com o C2 original, muitos produtos da Edifier ainda são monovolt.

O que não é novidade ali é a entrada de áudio RCA e a auxiliar P2 de 3.5mm, mas junto com a entrada digital óptica, torna possível deixar conectado 3 aparelhos diferentes ao Edifier C2XD.


Aqui por fim, talvez seja a melhor novidade para várias pessoas, a potência do subwoofer praticamente dobrou em relação ao C2 original, são 35 watts RMS do C2XD contra 18 watts RMS do C2, as duas caixinhas também tiveram um aumento de potência, sendo 50% a mais para cada um, são 9 watts RMS do C2XD contra os 6 watts RMS do C2.

Isso quer dizer que o C2XD tem potência total de 53 watts RMS contra os 30 watts RMS totais do C2. Note que essa potência é um pouco maior que o do próprio Edifier C3 que possui 46 watts RMS totais de potência distribuídos em 8x2+30, a vantagem do C3 se dá no seu subwoofer que mede 8" contra os 6½" do C2XD e mid-range que mede 3.5" contra 3", mas o tweeter do C2XD é maior, sendo de 19mm (¾") contra 13mm (½") do C3 que também não oferece entrada óptica.


Nessa foto, detalhes menores como os cabos inclusos na caixa e os botões do controle remoto. Outro detalhe menor que acabei esquecendo de tirar foto, foi da segunda entrada auxilar que se localiza na lateral direita superior do amplificador, lá há uma saída para fones de ouvido também, por sorte, pode ser visto na segunda figura da foto abaixo.


Essa foto tirei para mostrar a origem do produto, vindo da China, foi importado pela AnovaTI que concede 90 dias de garantia legal e 275 dias de garantia contratual para o Edifier C2XD.

Sendo um blog, vou expressar minha opinião sobre o Edifier C2XD, sem dúvidas é um sistema 2.1 de qualidade garantida, uso no notebook, ou seja, sem placa de som dedicado e volume um pouco baixo, mas mesmo assim, o subwoofer faz um trabalho grande em filmes de ação e jogos de corrida como o antigo Need for Speed: Most Wanted, até mesmo um clássico do SNES que tenho jogado como o Chrono Trigger ganha nova vida nas batalhas com esse sistema 2.1 graças aos graves trabalhando em conjunto com um áudio limpo dos satélites.

Nas músicas, o C2XD fez um trabalho incrível, do meu ponto de vista o subwoofer consegue ser muito bem equilibrado, trabalhando muito bem com os satélites, uma coisa que pode ser um pouco falho nos filmes as vezes. Para mim as melhores aplicações para esse conjunto foram em músicas e games, seguido por filmes.

Outra coisa que curti muito e tem feito bastante diferença, é a presença do controle de volume ali no amplificador externo que pode ficar do lado do mousepad, é muito prático mudar o volume graças ao tamanho do controle e a posição em que se encontra, a presença de um controle remoto amplia ainda mais a praticidade, podendo mudar de longe o volume quando você está assistindo filmes e seriados, assim como é muito prático ajustar os graves e agudos com o controle remoto.

Para quem não tem um som 2.1, recomendo a compra desse modelo, posicionando bem o subwoofer e ajustando não só os graves, mas também os agudos, o áudio proporcionado vai ser incrível porque o C2XD oferece melhores ganhos aumentando os níveis dos graves e principalmente dos agudos.

A única coisa que tenho a me opor aqui na compra de um sistema 2.1, é se a pessoa não for utilizar para ver filmes de ação, jogar games desse gênero que abusam dos sons graves e ou ouvir músicas que fazem bom uso dos graves, o grande diferencial de um som 2.1 é justamente a presença do subwoofer, não utilizar o mesmo para a sua finalidade, é o mesmo que desperdiçar dinheiro, um som 5.1 segue a mesma linha, sem conteúdo e suporte ao 5.1, é desperdício de dinheiro, para essas pessoas, existem muitos modelos 2.0 da Edifier que são de altíssima qualidade e são mais do que o suficiente para os mesmos.

Quem se interessar em comprar o Edifier C2XD, pode achar na Loja Edifier por 499 reais com o frete grátis, foi lá que comprei, outras lojas virtuais mais conhecidas não estão comercializando o produto, embora, já tenha sido comercializado pelo KaBuM! no início desse ano.

Só mais uma coisa, a Edifier comercializa esse modelo em duas versões, a mostrada é o C2XD e a outra se chama apenas C2X, esse C2X não conta com entrada óptica, portanto, preste atenção no nome do produto antes de comprar, mas provavelmente esse C2X não esteja sendo comercializado no Brasil.

Isso é tudo, quem tiver alguma dúvida, pode perguntar deixando um comentário logo abaixo.