Análise do Asus Transformer Book T100 - Parte 1

Compartilhe:

Apresentação
O Asus Transformer Book T100 é um notebook híbrido, 2 em 1, o que significa que ele pode tanto ser um laptop com a tela acoplada ao dock que é um teclado ABNT que acompanha um HD de 500 GB e uma porta USB 3.0, ou pode virar um tablet Windows leve ao remover a tela do dock.


O Asus T100, como eu vou chamar daqui em diante, foi lançado em setembro do ano passado no Brasil, eu adquiri ele no meio de março e vou deixar a minha análise aqui no blog em relação a esse ótimo note 2 em 1 depois de quase duas semanas utilizando-o de diversas formas.

Por falta de tempo para mim concluir uma análise completa, estou liberando a análise em partes.

Design e Acabamento
Para começar, falarei do design e do acabamento do Asus T100, a parte do dock é um misto entre algo agradável e terrível, a parte superior onde vemos o teclado, é a melhor parte do dock, as teclas estão quase todas bem posicionadas e muito bem firmes e macias de se pressionar, o visual é bem agradável, eu só não gostei das teclas das setas e da tecla Shift esquerda que poderiam ser maiores.


O teclado em si é pequeno e pode haver desconforto em digitar textos de acordo com o tamanho dos dedos, mas esse problema é devido ao tamanho do Asus T100 que é um híbrido de 10.1", não há uma solução para isso, o bom é que as teclas estão bem separadas uma das outras para evitar que o dedo acabe pressionando sem querer uma tecla vizinha.


Continuando nessa parte frontal do dock, temos o touchpad/trackpad logo abaixo do teclado, ele é outro item que apresenta pontos positivos e falhos. A área do touchpad é pequena e isso não tem jeito, mas para piorar, os botões esquerdo e direito são barulhentos de se utilizar.

Por sorte, não dependemos desses botões graças ao bom software de gestos que acompanha o Asus T100, além dos comandos básicos de toque e toque duplo para simular o clique esquerdo, o ASUS Smart Gesture permite simular o clique direito com dois toques no touchpad ao mesmo tempo, a roda do mouse pode ser simulada mantendo os dois dedos no touchpad e arrastando para cima ou para baixo, também podemos arrastar para esquerda ou direita para ir nessas direções quando possível, também podemos utilizar o gesto de pinça para dar zoom e temos alguns gestos menos úteis de 3 dedos. O mouse aqui não fez falta, porém, o touchpad quando está inativo, apresenta um leve atraso para voltar a funcionar.


A parte da trava é a única parte feita em metal, mesmo assim ainda envolve plástico na parte inferior, os dois encaixes laterais é que seguram o tablet ao dock, a parte do meio faz a conexão entre o dock e o tablet, o botão do meio na barra superior serve para destravar o tablet.


A parte inferior do dock, é a parte do Asus T100 que tem o pior design e o pior acabamento, o plástico puramente liso acinzentado e meio brilhosa é ruim de se ver em vários pontos, mas o pior é quando usamos as unhas dos dedos para dar toques nessa parte e acabamos ouvindo o som oco que revela a fragilidade dessa parte, ainda bem que o dock só conta com o disco rígido como um periférico frágil.

Terminado a parte do dock, agora falarei da parte da tela que basicamente representa o tablet. Como estou analisando aqui o design e o acabamento do Asus T100, vou comentar sobre a tela detalhadamente em uma seção própria, aqui vou falar sobre o acabamento da tela/tablet.


Visualmente, eu achei a aparência da parte traseira do tablet bonita, mas no uso, depois de várias horas, o que mais vi foram rastros de pegadas de dedos na parte traseira, ela não é aparente em qualquer ângulo, mas se você procurar, facilmente vai achar um monte de rastros que não são fáceis de limpar com um pano seco. O acabamento do tablet no geral é ok, não é tão bom, mas também não é ruim igual a parte traseira do dock.


No canto superior esquerdo do tablet, encontramos 3 botões, o botão do Windows e o do volume que é o mais comprido se localizam na lateral esquerda, na lateral superior, está o botão de ligar/desligar o tablet acompanhado de um furo onde se encontra a luz que indica o nível da bateria na tomada. Só tenho uma crítica aqui e é em relação ao botão de volume que poderia ter sido melhor trabalhado, eu achei um pouco desconfortável o uso desse botão.


Já no lado oposto, na parte inferior direita, encontramos na lateral direita, a porta Micro USB que serve para carregar a bateria do tablet, a porta Micro HDMI e a saída para fone de ouvido.

Aquela parte comprida cheia de furinhos no lado esquerdo da foto, é o local onde se encontra o alto falante direito, na foto anterior que mostrava os três botões também vemos a parte do alto falante, mas aquele é do lado esquerdo. Apesar do Asus T100 apresentar alto falantes estéreo, o volume é baixo, sendo melhor recorrer a um fone de ouvido para escutar algo no tablet em locais barulhentos.


Acima do conjunto de portas falado e próximo ao alto falante direito, encontramos um slot para cartão Micro SD, perceba que na foto, o cartão inserido no slot fica um pouco para fora, isso é normal e permite a rápida troca de cartões, mas quem vai espremer o tablet na mochila, mala ou em qualquer outra coisa, precisa tomar cuidado com a lateral direita do tablet para não acabar perdendo o cartão Micro SD.


Na parte inferior do tablet, ficam as duas entradas da trava que fixa o tablet ao dock e a conexão que permite o uso do teclado, do HD e da porta USB 3.0.


Enfim, na parte frontal do tablet, encontramos apenas o sensor de 1.2 MP da câmera com a luz que informa o seu funcionamento e o sensor de nível de luminosidade, ambos localizados no topo um pouco do lado direito da parte do meio, na lateral desse topo um pouco mais para a direita, também se encontra o microfone que captura o áudio da câmera.

Parte 2 da análise do Asus T100 sobre o processador Intel Atom Z3775
http://www.rkblog.com.br/2015/04/analise-do-asus-transformer-book-t100.html