As principais características do Creative Sound Blaster Omni Surround 5.1

Compartilhe:

Essa é a quarta parte da análise da placa de som externa USB Creative Sound Blaster Omni Surround 5.1, aqui falarei sobre os requisitos mínimos para utilizar o Sound Blaster Omni e destacarei em resumo as principais características da placa que foram ditas ao decorrer dos posts anteriores.

Requisitos
Apesar do Sound Blaster Omni possuir um hardware isolado do PC, a placa possui requisitos mínimos para rodar bem no PC os seus recursos de hardware e software.


Mas não há motivos para se preocupar, os requisitos são leves, pelo menos para o Windows, e por isso a grande maioria dos desktops e notebooks atuais poderão suportar o Sound Blaster Omni, seguem abaixo os requisito mínimos.

-> Para o sistema operacional Windows
Processador Intel Core 2 Duo de 2.2 GHz
(Ou processador AMD equivalente)
1 GB de memória RAM
600 MB de espaço livre no disco rígido
Leitor de CD ou DVD
Porta USB 2.0
Windows 8, Windows 7 ou Windows Vista

-> Para o sistema operacional Mac
Processador Intel Core 2 Duo de 2.8 GHz
1 GB de memória RAM
600 MB de espaço livre no disco rígido
Conexão com a internet
Porta USB 2.0
Mac OS X 10.6 ou superior

Esses são os requisitos mínimos, apenas no Mac que o Sound Blaster Omni exige algo surpreendente que é um processador dual core de 2.8 GHz da Intel, de resto, são requisitos bem leves.

Alias, todos os testes que eu fiz nessa placa, foram feitos através de um notebook antigo que equipa um processador Intel Core 2 Duo T6600 que justamente opera em 2.2 GHz, é um processador para notebooks lançado em janeiro de 2009, mas em nenhum momento a placa apresentou lentidão, o som sempre saiu bem sincronizando rodando liso pela conexão óptica e pela RCA, só destaco que isso foi em um sistema 2.1, não sei como ficaria em um sistema 5.1.

Resumo das principais características
Aqui eu vou passar um resumo sobre as principais características oferecidas pela placa de som externa USB Creative Sound Blaster Omni Surround 5.1.


-> SBX Pro Studio
O SBX Pro Studio é uma tecnologia que permite melhorar a qualidade sonora das caixas de som, as funções Surround e Crystalizar são os que mais fazem a diferença, o primeiro tenta criar um ambiente imersivo que chega até a funcionar em um sistema estéreo, já o segundo melhora consideravelmente a nitidez do áudio, podendo facilmente substituir o controle de agudos de um sistema de caixas de som com tweeter. Também tem a função Bass que permite ajustar os graves, muito útil para fones de ouvido e caixas de som sem ajuste de graves.

-> Crystal Voice em conjunto com Dual Mic
O Sound Blaster Omni vem com dois microfones embutidos que possibilitam a captura de áudio estéreo, o áudio capturado da voz é muito bom e permite utilizar muito bem a pesquisa por voz do site do Google, assim como tem um potencial grande para ser utilizado em comandos por voz a média distância, mas o volume capturado é baixo, o Crystal Voice está lá para melhorar muito bem o volume do áudio com o Smart Volume e também possibilita reduzir o ruído, focar a captura de voz em um ângulo de 20º a 180º e alterar a sua voz em perfis preestabelecidos.

-> Scout Mode e Dolby Digital Live
Esses dois recursos, eu não pude testar para ver se funciona bem, o Scout Mode altera um pouco o áudio em games de tiro para você poder ouvir os inimigos de longe, é possível configurar teclas de atalho para ativar e desativar o recurso, já o Dolby Digital Live promete intensificar o efeito surround de um sistema 5.1 com qualquer fonte de áudio.

-> Amplificador de fone de ouvido de 600 Ohms
O Sound Blaster Omni conta com um amplificador de fones de ouvido de 600 Ohms, eu não tinha nenhum fone de 600 ou até mesmo 300 Ohms para testar, então usei o Tracks Air (com fio) da Sol Republic mesmo, e a diferença ficou por conta de um volume extremamente alto, com o volume em 35%, já era quase insuportável ouvir determinadas músicas, o trabalho de amplificar a saída do fone de ouvido foi muito bem feito aqui pela placa de som, pelo menos em fones normais.

-> Conexão óptica e demais conexões douradas
A placa de som externa da Creative conta com uma conexão S/PDIF para saída de áudio óptica via cabo TOSLINK, permitindo ligar sistemas 2.0, 2.1 ou até 5.1 através desse único cabo citado, mas na falta de uma conexão óptica ou simplesmente na necessidade de conectar mais um sistema de áudio, ainda podemos contar com as conexões normais, um conjunto RCA para sistemas 2.0 e 2.1 e mais 2 conexões adicionais se for um sistema 5.1, todas essas conexões são douradas, podendo significar que são banhados a ouro e por isso as conexões são resistentes a oxidação.

-> EAX dos jogos antigos no Windows Vista adiante
Agora, falando de algo que não é destaque, mas achei válido ser citado. Com o programa Creative ALchemy que vem instalado com o software da placa de som, é possível habilitar os efeitos sonoros imersivos EAX dos jogos antigos no Windows Vista adiante, onde foi perdido esse suporte, vale a pena utilizar esse recurso se você tem algum jogo antigo com suporte e nunca usou o EAX.

Conclusão
Como vimos, o Sound Blaster Omni Surround 5.1 conta com vários recursos, é uma placa de som externa que faz bem o seu trabalho, a tecnologia SBX Pro Studio é um diferencial grande que vai melhorar muito bem a qualidade do áudio, principalmente se você não possuir caixas de som com controle de agudos, o Crystalizer está lá para substituir muito bem a falta do controle, podendo até fazer um trabalho melhor, já caixas de som e fones de ouvido sem controle de graves também se beneficiam com o ajuste da função Bass.

As demais características também são muito bem válidas, porém são um pouco específicas e eu já citei em posts anteriores essas características mais detalhadamente, aqui eu só não citei algo válido que é o equalizador de 10 faixas de frequência do Sound Blaster Omni e também a possibilidade de manter o fone de ouvido plugado permanentemente caso o usuário utilize a saída óptica para as caixas de som, mais detalhes podem ser conferidos na primeira parte da análise.

Enfim, só resta falar sobre o custo, o Sound Blaster Omni não é vendido oficialmente no Brasil, na Amazon americana, ele pode ser achado por 65 dólares, preço em 19/11/14, com os impostos e frete, pode ficar em até $150 o custo, com o dólar atual perto dos R$ 2,60, pode acabar saindo por até 400 reais. Não é algo barato, dá para investir um pouco mais e comprar no Mercado Livre o Sound Blaster Z que oferece alguns recursos melhores, porém é uma placa de som interna PCIe, a diferença está justamente nisso, o Sound Blaster Omni é uma placa de som externa USB, feito para rodar tanto em um desktop sem espaço como em qualquer notebook.

Então, quem utiliza apenas notebook ou tem um desktop sem espaço para instalar uma placa de som PCIe e quer melhorar a qualidade sonora do seu conjunto de caixas de som, pode encontrar a solução no Sound Blaster Omni, o seu custo seria maior que as das placas de som interna PCIe se fossemos equiparar, mas não tanto assim em termos de tecnologias oferecidas para o usuário comum, sendo uma ótima opção para donos de notebooks que não podiam contar com essas características do Sound Blaster Omni anos atrás.

Quem ainda acha muito caro, pode tentar a sorte e conseguir pegar o Sound Blaster Omni por menos de 250 reais no ebay, porém com a inconveniência da demora para receber o produto caso venha lá do outro lado do mundo, se for taxado, aí você vai precisar pagar 60% do valor do produto, ficando com o custo em torno de 350 reais ou mais.

Bom, falei tudo o que eu tinha que falar sobre a placa de som externa USB da Creative, agora só falta apenas mais uma única parte da análise para concluir essa série de posts, no último post vou falar sobre o controle remoto disponível apenas nos modelos europeus do Sound Blaster Omni.

Para os interessados no modelo americano do Sound Blaster Omni, a análise termina aqui, visto que a Creative decidiu não incluir o controle remoto no modelo americano do Sound Blaster Omni.

Qualquer dúvida, já sabem, é só deixar na caixa de comentários logo abaixo, valeu!

Creative Sound Blaster Omni Surround 5.1
Parte 1 (Intro e Conexões) / Parte 2 (Painel de Controle) / Parte 3 (ALchemy e WaveStudio 7) /
Parte 4 (Resumo e Conclusão) / Parte 5 (Extra: Controle Remoto)