EAX via Creative ALchemy e WaveStudio 7 no Sound Blaster Omni Surround 5.1

Compartilhe:

Essa é a terceira parte da análise sobre a placa de som externa USB Creative Sound Blaster Omni Surround 5.1, esse post vai ser sobre os softwares adicionais da placa que podem ser muito úteis para determinadas pessoas.

Creative ALchemy e a tecnologia EAX
Vários jogos antigos com suporte ao EAX podem não se beneficiar dos efeitos sonoros imersivos dessa tecnologia no Windows Vista adiante, isso porque a Microsoft barrou a aceleração de hardware para o DirectSound3D desde o Windows Vista até os atuais Windows.

Aí que entra o software Creative ALchemy que é o responsável por habilitar a tecnologia de áudio imersiva EAX nos jogos antigos compatíveis. A placa de som externa USB Creative Sound Blaster Omni Surround 5.1 suporta todas as 5 versões existentes do EAX via hardware pelo OpenAL e portanto, também vem com o software Creative ALchemy.


Para habilitar o EAX em um jogo compatível antigo no Windows Vista adiante, é preciso abrir o programa Creative ALchemy e mover o jogo desejado para a lista do lado direito, essa simples tarefa já habilita o EAX no jogo, mas note que nem todos os jogos antigos podem ter o EAX habilitado, por isso, a Creative mantêm essa lista de jogos compatíveis com essa funcionalidade.

O único jogo compatível com EAX que eu tinha aqui disponível era o GTA San Andreas que suporta a versão EAX HD (versão 3 adiante), testei de várias maneiras e posso dizer que a tecnologia realmente faz a diferença, é bem perceptível a imersão que a tecnologia tenta oferecer.

Em testes com armas de fogo, o EAX criou um eco profundo, bem diferente do eco quase inexistente quando não se está utilizando o EAX, nos hidrantes quebrados, foi possível perceber uma melhor sensibilidade sonora da água saindo ao girar a visão para diferentes partes do cenário, não só nos hidrantes, basta dar uma volta pela cidade para perceber como o EAX manipula melhor e de forma nítida as direções das vozes e dos sons dos veículos.

Testei várias combinações entre o EAX HD e o SBX Pro Studio, e o melhor resultado foi manter o EAX ativo com as opções Surround e Bass do SBX ativas no painel de controle do Sound Blaster Omni, a opção Crystalizer deve ficar desativado para evitar o afinamento do áudio, o Bass pode ser substituído pelo controle de graves do subwoofer.

Aproveito para destacar que entre o EAX HD e o SBX Pro Studio, o EAX programado em cima do jogo trabalhou melhor do que o SBX, trazendo uma melhor experiência de áudio imersivo no jogo Grand Theft Auto San Andreas, o Surround do SBX serviu de apoio para melhorar a experiência desse áudio junto com a opção Bass que melhorou os graves, essa opção Bass se torna muito útil para os fones de ouvido que não contam com o controle de graves.

Depois desse teste, penso que vale a pena pegar outros games antigos com suporte ao EAX HD para testar e relembrar os velhos tempos, mas agora com a possibilidade de obter uma melhor qualidade sonora, na Wikipédia, tem uma boa lista de games com suporte ao EAX.

Creative WaveStudio 7
Um software adicional que pode ser baixado e ser utilizado pelo Sound Blaster Omni é o Creative WaveStudio 7, um programa de captura e edição de áudio, com ele você pode gravar áudios utilizando o microfone estéreo que vem embutido no Sound Blaster Omni ou usar um microfone externo mono via entrada de microfone da placa de som externa.


O Creative WaveStudio 7 permite gravações de áudio em estéreo com o duplo microfone integrado ao Sound Blaster Omni, como podemos ver na imagem acima os dois espectros de áudio levemente diferentes, e o áudio pode ser gravado com uma taxa de amostragem de 8 a 96 kHz e profundidade de 8, 16 ou 24 bits.

O programa conta com diversas opções de edição para melhorar o áudio capturado e os áudios podem ser salvos em PCM pelos formatos WAVE e RAW ou podem ser salvos em WMA.

O WaveStudio 7 pode ser baixado na página de suporte do Sound Blaster Omni.

Mais um post concluído, o link para a quarta parte que é sobre os requisitos do Sound Blaster Omni e vai contar com um resumo das suas principais características se encontra logo abaixo.

E já sabem, ficou com alguma dúvida? É só deixar na caixa de comentários logo abaixo.

Creative Sound Blaster Omni Surround 5.1
Parte 1 (Intro e Conexões) / Parte 2 (Painel de Controle) / Parte 3 (ALchemy e WaveStudio 7) /
Parte 4 (Resumo e Conclusão) / Parte 5 (Extra: Controle Remoto)