Solução do travamento em Cosmo Canyon no FF7

Compartilhe:

No jogo Final Fantasy VII, em Cosmo Canyon, deparei com um problema grave, o jogo simplesmente trava/congela (freezes) quando Bugenhagen (avó de Red XIII) vai falar algo após a animação que termina no buraco negro.


Felizmente, depois de menos de um dia sem poder prosseguir com o jogo, acabei encontrando a solução para esse bug que congela o jogo, trata-se de apenas um codec presente em muitos players que rodam vídeos AVI.

O codec ffdshow está presente também em alguns conversores de vídeo, infelizmente esse codec afeta as animações do jogo FF VII, é esse codec que faz os personagens ficarem estáticos nas CGs que rolam também.

Primeiramente, vamos saber se o seu problema do travamento no jogo, é idêntico ao meu caso, para descobrir isso, vamos usar o Windows Media Player, independentemente da versão do player ou do Windows.


Tente achar o painel do codec ffdshow no Windows Media Player, na versão 12, você deve acessar o Menu pelo Alt + F (ou Alt + T na versão inglês), ir em Opções e na aba DVD, a opção Avançado... deve estar ativa.

Clicando em Avançado..., você deve ter aberto o painel do ffdshow, caso tenha sido aberto o painel de algum outro codec, sugiro que tente descobrir que programa que usa esse codec e tente desinstalar esse tal programa.

No caso do ffdshow, é mais fácil saber que programa está usando esse codec, como na imagem acima, no painel do ffdshow, vá em Tray, dialog & paths e em Paths, veja o diretório em que o codec se encontra.

Normalmente, o codec se encontra no diretório do programa que está usando-o, no meu caso, deu para identificar que o conversor de vídeo FormatFactory é que está usando o codec ffdshow.

Agora, só é preciso desinstalar o programa que você identificou, se você não quer fazer isso, lembre-se que você poderá instalar novamente depois que passar dessa parte do jogo, ou terá que ficar preso em Cosmo Canyon.

Para garantir, volte novamente a aba DVD do Windows Media Player e veja se a opção Avançado... ainda continua ativa, se não tiver mais como acessar, o jogo deverá rodar normalmente sem travar mais naquela parte.

Agora se continuar ativa e ir novamente no painel do ffdshow, faça o mesmo procedimento de antes, identifique o diretório e desinstale o programa a qual o codec está relacionado.

Bom, é isso, espero que esse post tenha ajudado alguém, qualquer dúvida é só deixar um comentário logo abaixo.

Ah, deixo o aviso de que não é só em Cosmo Canyon que o jogo congela, mais para frente na Gold Saucer também deverá travar no final do encontro que Cloud terá, essa solução resolve esse problema também.