O impressionante desempenho do Sony Xperia SP

Compartilhe:

Qualquer processador quad-core é melhor que um dual-core em smartphones? O Sony Xperia SP é uma verdadeira prova de que não, um quad-core qualquer não é melhor que um dual-core potente, tanto é que o processador dual-core do Xperia SP foi superior nos benchmarks contra todos os smartphones quad-core do ano passado, incluindo Samsung Galaxy S III, HTC One X+ e Nexus 4.


Antes de passar os benchmarks do Xperia SP contra os tops do ano passado mencionados, vou citar os processadores e a tela de todos esses smartphones.

O Samsung Galaxy S III lançado em maio de 2012, possui uma tela Super AMOLED de 4.8 polegadas com resolução de 1280 x 720 pixels, dando 306 ppi, ele equipa o processador quad-core Exynos 4412 que opera a 1.4 GHz e sua GPU é a Mali-400MP.

O HTC One X+, é uma melhoria do top HTC One X, foi lançado em novembro de 2012 com um processador de clock maior que o anterior, trata-se do quad-core Nvidia Tegra 3 que opera a 1.7 GHz contra os 1.5 GHz anterior, sua GPU é a ULP GeForce, a tela Super LCD2 de 4.7" do aparelho tem resolução de 1280 x 720 pixels, totalizando 312 ppi.


O Nexus 4 é um smartphone fabricado pela LG para o Google, também lançado em novembro de 2012, tem uma tela IPS de 4.7" com resolução de 1280 x 768 pixels, dando 318 ppi, vem com o processador quad-core Snapdragon S4 Pro de 1.5 GHz que inclui a GPU Adreno 320.

Depois de ver os tops do ano passado, temos agora o top de linha atual, o Samsung Galaxy S4 foi lançado com duas versões, a com 4G que equipa um processador quad-core dessa nova geração dos Snapdragon e a versão sem 4G que equipa um processador octa-core para compensar a falta do 4G, mas essa versão de oito núcleos não se mostrou tão potente como o esperado, na realidade, o quad-core da versão 4G consegue acompanhar tranquilamente a versão octa-core, com a vantagem de ter o 4G, talvez seja por isso que o site que fez os testes, decidiu colocar os dados de benchmarks da versão quad-core para a gente, já que o Xperia SP também pode se conectar a rede 4G.


Sobre esse quad-core do Samsung Galaxy S4 citado, é um Snapdragon 600 que opera a 1.9 GHz, com a GPU Adreno 320, a tela é uma Super AMOLED de 5 polegadas com resolução de 1920 x 1080 pixels, totalizando 441 ppi, esse smartphone atualmente é o mais potente que existe e em quase todos os benchmarks ele fica em primeiro lugar, por isso os resultados desse smartphone serão usados como referência de melhor pontuação nos gráficos que vou passar logo mais abaixo.

Finalmente apresento o smartphone intermediário que irá concorrer com os três primeiros smartphones citados em termos de desempenho nos benchmarks, o Sony Xperia SP que custará metade do preço do top de linha atual, equipa um processador dual-core de 1.7 GHz, faz parte da linha Snapdragon S4 Pro que foi renovada esse ano com os Snapdragon 600 e 800, a sua tela de 4.6 polegadas conta com resolução de 1280 x 720 pixels, obtendo 319 ppi.

Agora sim, podemos ver os benchmarks que incluem esses cinco smartphones, alguns benchmarks não contam com alguns smartphones porque seus dados não estavam disponíveis, esses dados foram tirados da análise do Sony Xperia SP feita pelo site GSMArena.











Simplesmente impressionante para um aparelho que é voltado a faixa intermediária de preço, o Xperia SP ficou na frente dos tops de linha da geração passada na grande maioria dos benchmarks e quando ficou atrás de algum, foi por pouca coisa, enquanto que quando estava na frente, conseguiu ficar bem acima a boa distância em alguns benchmarks.

O clock alto comparado com os quad-core, a inclusão de uma GPU poderosa, a Adreno 320, devem ser alguns dos pontos positivos que determinaram esse desempenho excelente, não dá para citar a resolução de tela contra o Galaxy S III e o HTC One X+, afinal, ambos possuem a mesma resolução.

A surpresa ficou por conta do Nexus 4 que equipa um quad-core e é da mesma linha do dual-core do Xperia SP, resoluções também são idênticas, mas o desempenho do Nexus 4 foi ruim em vários benchmarks, o que já era esperado é o desempenho do Samsung Galaxy S4 que é muito bom por ter um excelente processador, a diferença só não foi maior em alguns benchmarks por causa da sua tela com resolução Full HD.

Certamente o Sony Xperia SP é o campeão no quesito desempenho entre os aparelhos intermediários, conseguiu resultados melhores do que os smartphones tops do ano passado, mesmo sendo uma briga de dual-core contra quad-core, esse aparelho tem tudo para ser a melhor opção de custo x benefício, além do processador veloz, tem uma ótima tela de 4.6" em HD e já começou a ser vendido por 1.099 reais pela Claro, deve ficar fácil encontrar por menos de 1.000 reais daqui alguns meses.

Quem quiser conferir a fonte dos benchmarks, é só acessar essa página do GSMArena.

Qualquer dúvida, é só deixar um comentário logo abaixo.